Relembre alguns programas de sucesso da TV brasileira

24/10/2014 00:37
 

'Viva a Noite' - Sucesso nos anos 80, o programa comandado pelo apresentador Gugu animava as noites de sábado. Com quadros como 'Sonho Maluco', 'Rambo Brasileiro' e 'Dança dos Passarinhos', a atração alavancou a audiência do SBT na faixa de horário em que era exibida. O programa também foi um dos primeiros a estimular as tradicionais disputas entre os times dos homens e das mulheres. 

 

'Namoro na TV' - Nos anos 80, Silvio Santos atacava de cupido na televisão juntando casais que estavam à beira da separação, encontrando o 'par perfeito' para os participantes e, no final, promovendo um baile animado que culminava com a pergunta 'É namoro ou amizade?'

 

 

'Show do Milhão' - Capitaneado por Silvio Santos, o programa fez um estrondoso sucesso nos anos 2000 com uma fórmula simples, mas eficaz: os participantes respondiam perguntas e, conforme acertavam, ganhavam prêmios em dinheiro. A última pergunta valia um milhão de reais, mas se o participante errasse, ele perderia tudo. A atração popularizou termos como 'peço ajuda aos universitários' e o bordão de Silvio: 'Você está certo disso?'

 

'X Tudo' - Um programa da variedades e curiosidades destinado ao público infanto-juvenil, assim era o 'X Tudo', que misturava atrações científicas, entrevistas, literatura e culinária no início dos anos 90. O programa era apresentado por Márcio Ribeiro (foto) e Gerson de Abreu, além dos entrevistadores mirins Rafael Meira e Fernanda Souza, e do boneco X. Márcio Ribeiro morreu em maio de 2013, aos 37 anos

 

 

'Você Decide' - Uma história encenada por celebridades globais com um final alternativo. O 'Você Decide' fazia seus telespectadores escolherem por telefone o fim mais apropriado ao episódio apresentado. Atores como Antônio Fagundes (foto), Tony Ramos, Walmor Chagas, Lima Duarte, Raul Cortez, Susana Werner, Carolina Ferraz, Renata Ceribelli, Celso Freitas, Luciano Szafir, etc., apresentavam a trama direto de uma bancada. A atração durou de 1992 ao ano 2000

 

Linha Direta - As noites de quinta-feira da rede Globo eram marcadas pela atração policial, que mostrava em detalhes os crimes bárbaros cometidos por criminosos do país que estavam foragidos da Justiça. A apresentação ficava a cargo do jornalista Domingos Meirelles, que substituiu Marcelo Rezende. No último programa de cada mês, a atração tratava de crimes, fatos ou acidentes 'famosos', por exemplo, o caso do Césio 137 em Goiânia e as cartas psicografadas por Chico Xavier. O programa ficou no ar entre 1999 e 2008.

 

Programa H - Comandado por Luciano Huck, o programa era exibido durante o horário nobre da TV Bandeirantes durante os últimos anos da década de 90. A atração, destinada ao público juvenil, abusava de provas recheadas de sensualidade, lançando personagens como Tiazinha e Feiticeira ao imaginário masculino.

 

'Gente Inocente' - Atração infantil comandada por Márcio Garcia apostava no talento de diversas crianças para atrair o público, que se divertia com as atuações, trapalhadas e canções interpretadas pelos astros mirins. A atração era exibida aos domingos na rede Globo na década de 90 e início dos anos 2000. 

 

'Show Maravilha' - Única apresentadora morena em meio ao sucesso das loiras no comando das atrações infantis dos anos 80 e 90, Mara Maravilha foi a opção do SBT para comandar o 'show', que fez sucesso pela vasta gama de desenhos de qualidade, que iam de clássicos como 'Nossa Turma' e 'Snoopy' a cartoons mais populares como 'Pica Pau'.

 

'Em Nome do Amor' - Pode ser considerado um 'remake' do 'Namoro na TV', Silvio Santos ressuscitou o formato na década de 90 e manteve as mesmas características do original

 

'Cassino do Chacrinha' - Um dos mais famosos programas de auditório da televisão brasileira, o apresentador Chacrinha fez um estrondoso sucesso no comando da atração que foi ao ar pela primeira vez em 1982 na rede Globo. O programa mesclava quadros do 'velho guerreiro' em atrações que ele comandou em outras emissoras. Quase obrigatória nas tardes de sábado, a divertida atração popularizou os termos 'Teresinha!', 'Vocês querem bacalhau?', 'Eu vim para confundir, não para explicar!' e 'Quem não se comunica, se trumbica!', além de ajudar nomes de sucesso da música brasileira e lançar as 'chacretes' ao imaginário masculino. 

 

'Clube do Bolinha' - Sucesso na TV Bandeirantes de 1974 a 1994. Em 20 anos da atração, o carismático apresentador Bolinha reinava com suas bailarinhas 'boletes' e o quadro 'Eles e Elas', no qual transformistas se apresentavam. O estilo era parecido com o programa do Chacrinha, e o 'Clube' foi responsável pelo lançamento de vários artistas, entre eles, Arnaldo Antunes e a dupla Leandro e Leonardo.

 

'Aqui Agora' - Um dos mais populares telejornal do SBT, a atração dos anos 90, destinada às classes mais populares, era, segundo os produtores, 'um jornal vibrante, uma arma do povo, que mostra na TV a vida como ela é!'. Sensacionalista, foi pioneiro em usar manchetes apelativas, reportagens policiais com o recurso 'câmera na mão' e inserir o repórter no contexto da violência - não era raro, por exemplo, os jornalistas presenciarem crimes. Também tinha uma veia cômica, que explorava fofocas de celebridades

 

'Fantasia' - Um conjunto de belas garotas sensuais, cenários paradisíacos e jogos que davam prêmios em dinheiro, a atração 'Fantasia' não podia ter um nome mais apropriado ao programa. Sucesso nos anos 90, a atração comandada por Carla Perez e outras beldades elevava os indíces de audiência do SBT, principalmente quando as modelos apresentavam de biquíni.

 

'Show Sem Limite' - Antigo, o programa era sucesso na TV Tupi (com o nome 'O Céu é o Limite') na década de 60 e ganhou um 'remake' da TVS nos anos 80. É considerado o pioneiro das gincanas de perguntas e respostas da TV brasileira, e fez muitas pessoas estudarem para participar da atração e ouvir o famoso bordão 'Absolutamente certo!'. Capitaneado por J. Silvestre, que, muito antes do 'Arquivo Confidencial' de Fausto Silva, já colocava celebridades para chorar de emoção com vídeos emotivos e declarações de familiares no 'Esta é a Sua Vida'.

 

'Curtindo Uma Viagem' - Celso Portiolli comandava uma das atrações mais procuradas pelos jovens no início da década de 2000. O programa, composto por gincanas das mais variadas, colocava o time 'das mulheres' contra o time 'dos homens', disputando um prêmio de uma viagem entre cinco amigos para qualquer lugar do mundo

 

'Rá-Tim-Bum' - A TV Cultura de São Paulo prendia a atenção da criançada com os quadros educativos desta atração diária, que durou dois anos (de 1990 a 1992), mas foi reprisada muitas vezes. 'Senta que lá vem história' e as perguntas curiosas da 'Esfinge' são alguns dos exemplos de quadros da atração, que misturava diversos elementos que modificaram a programação infantil da emissora.

 

'Porta da Esperança' - Qual é o seu sonho? Esta pergunta norteava a atração comandada por Silvio Santos, que recebia um convidado no programa e fazia suspense ao abrir um 'portal' do qual poderia sair - ou não - alguém disposto a realizar o desejo do convidado. Quando a porta abria com alguém era uma festa e a emoção explodia na atração, quando o sonho não era realizado, a porta vazia indicava que o que viria seguir eram justificativas e a tristeza do participante.

 

'Bozo' - Palhaço criado nos Estados Unidos em 1946, o Bozo chegou ao Brasil por meio de Silvio Santos, que investiu na atração nos anos 80 e a exibiu nas emissoras Record e TVS. O comediante Wandeko Pipoca foi quem deu vida ao primeiro palhaço do país. Na versão brasileira, personagens adicionais foram criados para atraiar ainda mais o público infantil como o Papai Papudo (Gibe), a Vovó Mafalda (Valentino Guzzo) e o Salci Fufu (Pedro de Lara).

 

'Xou da Xuxa' - Xuxa, a eterna rainha dos baixinhos, reinou absoluta nos anos 80, o programa 'Xou da Xuxa', da rede Globo, a transformou em uma celebridade mundial. O programa era marcado por desenhos, gincanas, músicas infantis como 'ilariê' e paquitas, que fizeram tanto sucesso que 'ser paquita' virou o sonho de várias meninas da época. 

 

'TV Colosso' - Com a difícil missão de substituir o sucesso do 'Xou da Xuxa' nas manhãs da rede Globo, o programa era protagonizado por 'cachorros-bonecos'. A ideia era simular a rotina de uma emissora de TV canina, que tinha figuras que iam da apresentadora e protagonista, Priscilla, ao diretor de imagem, Borges, que chamavam os desenhos dos anos 90.

 

'Tentação' - Programa dos anos 90, 'Tentação' reunia uma extensa 'caravana' de participantes que tinham como objetivo ganhar um carro, uma casa e prêmios em barras de ouro - 'que valem mais do que dinheiro', como insistia em ressaltar Silvio Santos, apresentador do dominical. A ideia era simples, o grupo de escolhidos participava de um jogo de perguntas e respostas, e, quem errasse, era eliminado, até chegar em um único concorrente, que ganhava os melhores prêmios.

 

'Domingo Legal' - Em sua melhor fase na metade dos anos 90, o dominical de Gugu Liberato era imbatível, a maioria das pessoas acompanhava a atração que importou formatos do 'Viva a Noite', como as gincanas entre homens e mulheres. Mas, o principal motor do programa era a sensualidade. Entre seus convidados sempre estavam modelos que posaram nuas e galãs musculosos, que se atiravam na água no quadro mais famoso da atração: a disputa por sabonetes na 'banheira do Gugu'.

 

'Domingo no Parque' - O programa de competição infantil se tornou um clássico dos anos 80. Silvio Santos promovia brincadeiras entre crianças que se enfrentavam em provas como 'corrida de bebês', 'cabo de guerra', 'concurso de dança' e o famoso 'jogo do sim ou não', no qual uma criança poderia trocar, respondendo apenas sim ou não, diversos prêmios, como um patins, uma bicicleta e um televisor, por um pirulito, por exemplo. Ao fundo, um cenário de parque de diversões complementava a atração. 

 

'TV Animal' - Sucesso nos anos 80, o programa era comandado por Gugu Liberato e mostrava curiosidades sobre animais, além de reportagens sobre bichos de diversas espécies. A principal atração, entretanto, era um quadro no qual famosos adivinhavam os animais, escondidos por um cenário, tocando neles - e fazendo muito escândalo. 

 

'Glub-Glub' - Os apresentadores deste programa infantil da TV Cultura de São Paulo eram dois peixes, ou melhor, dois atores caracterizados como um casal de peixes. No roteiro, uma discussão que culminava com uma lição de moral e a exibição de animações que passavam em uma televisão,que caiu no fundo do mar e funcionava abastecida por um peixe-elétrico.

 

'Mundo da Lua' - No início dos anos 90, o seriado apresentava as confusões e dramas da família de Lucas Silva Silva, que viajava ao 'mundo da lua' sempre que utilizava um gravador, que ganhou de seu avô, para narrar suas fantásticas histórias, regadas de imaginação 'onde tudo pode acontecer', segundo dizia o protagonista.

 

'Ratinho Livre' - Exibido pela rede Record em 1998, 'Ratinho Livre' foi o responsável por popularizar a figura pública do apresentador Ratinho. A ideia da atração, conquistar as classes populares com sensacionalismo, permanece até hoje como o teor do 'Programa do Ratinho', no SBT, . A diferença fica por conta do teor da tração, na Record, Ratinho era mais policial e 'batia o cacetete' reclamando da Justiça brasileira. No SBT, ele ficou mais cômico e ganhou destaque com os 'exames de DNA', realizados no programa. 

 

'Pião da Casa Própria' - Quem pagava em dia as prestações do carnê da Felicidade de Silvio Santos ganhava o direito de concorrer ao mais disputado prêmio da TVS: a casa própria. Os participantes iam até a TV e giravam um pião, que tinha números de 1 a 6 colados em suas extremidades. O objetivo era girar o pião e tirar um número maior do que o do concorrente. Tudo regado ao som de uma música grudenta e de bordões do Silvio como: 'Um ela perde, Dois ela perde, Três ela ganha, Quatro ela ganha'. A atração fez sucesso nos anos 80 e 90.

 

'TV Mulher' - Produzido e exibido pela rede Globo no começo dos anos 80, a atração era destinada ao público feminino e debatia os assuntos do dia sobre a ótica da mulher. A jornalista Marília Gabriela era o principal nome do programa, que contou ainda com nomes como Marta Suplicy, que respondia dúvidas sobre sexo dos telespectadores e Clodovil Hernandez, que comentava - e alfinetava - o mundo da moda e das celebridades. 

 

'Hebe' - Considerada a principal apresentadora da TV Brasileira, Hebe Camargo conduziu por muitos anos a atração que levava seu nome no SBT. Apresentado nas noites de segunda-feira, Hebe mantinha um programa tradicional com um sofá repleto de celebridades animadas com a entrevista, e com a possibilidade de receber um selinho da veterana da TV. O programa ficou no ar de 1986 até 2010, quando a apresentadora mudou para a RedeTV!

 

'Programa Livre' - Atração do SBT destinada ao público jovem, foi o grande responsável por alçar à fama o apresentador Serginho Groisman. Era apresentado em uma espécie de auditório com uma plateia composta por jovens e estudantes. Também tinha um palco onde eram realizadas entrevistas, shows e gincanas, como braço-de-ferro e concursos de piadas. O programa apresentado atualmente por Groisman nas madrugadas de sábado da rede Globo, o 'Altas Horas', segue um formato parecido. A atração fez sucesso na década de 90.

 

'Passa ou Repassa' - Jogo de perguntas e respostas mais famoso da televisão brasileira, o 'Passa ou Repassa' teve três apresentadores de sucesso: Gugu, Angélica e Celso Portiolli. Um dos programas mais vistos da década de 90, o jogo era famoso pela prova da 'torta na cara', na qual quem errasse a pergunta levava uma tortada.

 

'Sabadão Sertanejo' - O nome do programa entrega o principal desta atração dos anos 80/90. Nas noites de sábados, duplas sertanejas se apresentavam em um quadro musical. O show da dupla era intercalado por entrevistas do apresentador Gugu. Ao final de cada bloco, frases de Chico Xavier eram inseridas na telinha. Finalizando a atração, uma bailarina sensual dançava e tinha sua camiseta branca molhada, no concurso da 'gata molhada'. 

 

'Domingão do Faustão' - No ar ainda hoje, o programa, que estreou em 1989 na rede Globo, é comandado por Faustão e tinha como finalidade barrar a audiência de Silvio Santos na antiga TVS. Com atrações como as 'Videocassetadas', 'Sexolândia', o músico 'Caçulinha', pegadinhas e as 'Olimpíadas do Faustão' e, mais recentemente, a 'Dança dos Famosos' e o 'Arquivo Confidencial', o dominical conseguiu se estabilizar no horário e se tornou o carro-chefe da Globo aos domingos.

 

'Programa Raul Gil' - Uma das poucas atrações da TV brasileira que permanece intacta ao longo do tempo, o programa do apresentador Raul Gil repete a mesma fórmula desde 1970: os jurados avaliando calouros, homenagens aos artistas convidados, interações com crianças e a famosa prova do 'para quem você tira o chapéu?'.

 

'Note e Anote' - Nas manhãs da rede Record, Ana Maria Braga apresentava desde 1992 o programa que dava receitas de culinária e dicas de artesanato para as donas de casa brasileiras. Entretanto, o principal sucesso da atração era o suspense que a loira fazia para aprovar um prato, ou rejeitá-lo chamando os 'cachorros'. Acompanhada do papagaio Louro José, a atração mudou de mala e cuia para a rede Globo, onde trocou de nome para 'Mais Você', levando a apresentadora, o formato, o Louro José, mas abandonando aos poucos as luvas utilizadas por Ana Maria, sucesso no 'Note e Anote'

 

'Bom Dia e Cia' - A atração infantil mais pop do SBT já está quase completando duas décadas de existência. Com desenhos animados e diversas fases, o programa se tornou o líder de audiência do horário matinal, atraíndo crianças de várias gerações. Sua primeira apresentadora era a loira Eliana, substituída por Jackeline Petkovic. Depois, uma reformulação no infantil apostou em duplas de apresentadores mirins. O primeiro casal era formado por Jéssica e Kauê, substituído pelos atuais apresentadores Priscila e Yudi.

 

"Balão Mágico" - Considerado um dos maiores sucessos infantis da rede Globo, a turma do Balão era composta por Simony (esq.), Toby, Mike e Jairzinho, que contavam com a ajuda de Fofão (dir.). Além do sucesso dos apresentadores mirins, que lançaram cinco discos na época, a atração era responsável por exibir os desenhos mais saudosos dos anos 80.

 

'Show de Calouros' - Sucesso no SBT nos anos 80, o programa liderado por Silvio Santos tinha uma fórmula simples e eficaz: vários candidatos a artistas se apresentavam para uma bancada de jurados, que, aos poucos, foi se enchendo de personalidades da emissora como Sérgio Mallandro, Sônia Lima, Décio Piccinini, Flôr, Wagner Montes, Nelson Rubens, Eliana, Sônia Abrão, Vovó Malfada e o Pedro de Lara, todos anunciados seguindo da musiquinha 'é coisa nossa...'.

 

'Angel Mix' - Depois de pssar por diversos programas do SBT, a loira Angélica decolou de vez na rede Globo nos anos 90. O programa de games Angel Mix se tornou um sucesso na telinha, com desenhos famosos e muitas gincanas. Contudo, o sucesso principal da atração eram suas novelinhas infantis, primeiro, 'Flora Encantada', que abriu espaço para 'Caça Talentos', que imortalizou Angélica no papel da fada Bela

 

'Disk MTV' - O principal sucesso da emissora musical brasileira era esta atração comandada por belas VJs, que anunciavam os 10 clipes mais pedidos da semana. Em 1990, a primeira apresentadora, Astrid Fontenelle, foi responsável pela popularização do programa, que ficou ainda mais 'pop' com a chegada da VJ Sabrina Parlatore, cuja beleza e simpatia conquistaram o público adolescente da atração. Com a saída de Sabrina, foi a vez de Sarah Oliveira, que foi a última apresentadora a obter números expressivos de audiência do programa, cancelado em 2006. 

 

'Oradukapeta' - Sérgio Mallandro comandava o programa infantil com o nome mais divertido da TV nacional. O Oradukapeta animava as manhãs do SBT na década de 80 e popularizou Sérgio Mallandro, que exibia desenhos e provas divertidas como 'a porta dos desesperados', que 'premiava' as crianças com brinquedos ou perseguições de monstros. 

 

'Topa Tudo por Dinheiro' - O substituto oficial do 'Programa Silvio Santos' não poderia ter um nome melhor. Com provas engraçadas que valiam dinheiro nas quais participantes desciam toboáguas com bandejas nas mãos, pagavam 'micos' no palco e não podiam repetir palavras como 'È, Não, e Porquê', a atração caiu no gosto do público nas noites de domingo da década de 90, popularizando de vez o bordão 'Quem Quer Dinheiroooo?', de Silvio. 

 

'Jô Soares Onze e Meia' - Pouca coisa mudou do tradicional programa de entrevistas de Jô Soares, que estreou em 1988 no SBT, para o atual 'Programa do Jô' na rede Globo. Sempre com tiradas de humor, o apresentador entrevistava figurões famosos e personalidades do momento, acompanhado de uma banda e da inconfundível risada do músico Bira.

 

'Perdidos na Noite' - Fausto Silva liderava o programa que o fez conhecido nacionalmente nos anos 80. Antes ele atuava como repórter de campo de futebol. A atração estreiou na rede Gazeta, foi para a Record, mas estourou na rede Bandeirantes, onde Faustão ficou até sua saída da emissora para a rede Globo. O deboche e as piadas eram a marca da atração, que fazia graça justamente por contar com condições precárias e poucos recursos. "espelho, espelho meu, existe algum programa pior do que o meu?", questionava o apresentador

 

'Alô Christina' - Sempre simpática, Christina Rocha telefonava de um extravagante telefone em sua bancada com um animado alô para um dos participantes que enviaram cartas para seu programa, se em resposta obtivesse o famoso bordão 'Alôôô Christinaaaaa', ela dava chances para o sujeito concorrer a inúmeras provas da atração do ano de 1997.

 

'Qual é a Música' - Apontado como o game show mais famoso de Silvio Santos, a atração bombava colocando artistas tentando adivinhar o nome de músicas e cantores por meio de provas como o 'relógio musical' e 'o jogo das três pistas', que contava com a participação de maestro Zezinho e suas famosas sete notas. Ao adivinhar uma canção, o dublador Pablo aparecia com o rosto pintado, interpretando o artista. A atração nunca foi contínua na programação do SBT, ela já teve temporadas nos anos 80, 90 e 2000. 

 

'Comando da Madrugada' - Sucesso da rede Bandeirantes nos anos 80, a atração era apresentada por Goulart de Andrade. O sucesso da atração fez com que emissoras como Globo e SBT comprassem o programa, que tinha como fórmula 'transportar' o telespectador para a vida noturna das cidades com quadros, entrevistas e informação ao vivo.

 

'Hugo Game' - Um dos poucos programas da televisão brasileira que contava com a apresentação de um personagem virtual, o Hugo, uma espécie de troll simpático que atraía crianças para jogar um game show via telefone. A atração, popular na TV CNT Gazeta, ocupava o horário noturno da emissora na década de 90 e contava com as frases rimadas de Hugo no meio de uma partida: 'Não tem chororo, este jogo acabou' e 'Se Liga! É a última vida'. 

 

'A Escolinha do Professor Raimundo' - Com diversos humoristas representando alunos, a escolinha comandada por Chico Anysio na pele do professor fez enorme sucesso nas tardes da rede Globo na década de 90. Entre seus personagens mais inesquecíveis estão o Seu Peru (Orlando Drummond, no centro da Foto) e o Seu Boneco (Lug de Paula), que atormentavam com suas palhaçadas a vida do professor, que, no fim de cada episódio, ressaltava que continuava recebendo um salário bem pequeno

 

'Beija Sapo' - Comandado pela modelo e apresentadora Daniella Cicarelli no início dos anos 2000 na MTV, tratava-se de uma 'gincana do amor', na qual um 'príncipe' ou uma 'princesa' tinha que escolher entre três participantes vestidos de sapos, o seu novo pretendente. A escolha final era celebrada com um grande beijo

 

'Disney Cruj' - Atração destinada ao público pré-adoslescente no início dos anos 2000, o programa tinha como ideia apresentar o Comitê Revolucionário Ultra Jovem (Cruj), um grupo de jovens mascarados que 'invadiam' o sinal do SBT para exibir desenhos da Disney e discutir assuntos mais interessantes para a comunidade adolescente, sempre falando mal dos adultos e encerrando a invasão com o 'Cruj Cruj Cruj Tchau!'.