Princesa e o Cavaleiro A

24/10/2014 21:07

 

Emissora: Tv Asahi.

Emissora no Brasil: Tv Record e TVS.

Ano de Produção: 1967 (52 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 
Mushi Productions.

 

 

 

A Princesa e o Cavaleiro foi baseado na publicação do Manga publicado de 1953 a 1956 e tornou-se um clássico da animação japonesa. Asaga da princesa Saphire, que estreou na Tv Asahi no dia 2 de abril de 1967,apresentou toda a magia da obra de Ossamu Tezuka. Um destaque é a trilha sonora de Issao Tomita, que deu um toque monumental à série, especialmente no encerramento dos episódios e nas aparições do Cavaleiro Vingador.

Nascida nos tempos medievais no Reino de Prata, um reino cujas leis impedem uma mulher de subir ao trono, Saphire é criada como menino a fim de afastar a cobiça do Duque Duralumínio, o parente mais próximo do Rei e candidato direto à sucessão do trono. Longe dos olhos do público, Saphire mantém sua feminilidade, o que não a impede de se tornar uma grande espadachim, agindo secretamente como o Cavaleiro Vingador, um herói medieval.

Saphire tem seu próprio anjo da guarda: Ching, um anjinho travesso enviado à Terra como punição por suas molecagens no céu. Ching deu para a Princesa Saphire um coração azul antes que o Anjo Chefe lhe desse um coração rosa para ser uma menina. Ching foi enviado do céu para buscar o coração azul de Saphire e transformá-la em uma menina meiga e agradável. Ching procurou durante 12 anos e quando ele a acha a aventura começa.

Da Terra do Ouro veio o Príncipe Franz, por quem Saphire se apaixonou e foi correspondida pois ele percebeu que ela era uma garota. Juntos combatiam o mal de seus rivais Duque Duralumínio e seu companheiro medroso Nylon, que estavam sempre planejando armadilhas para desmascarar Saphire, além do bruxo Satã e a organização Unidade X.

Osamu Tezuka definiu que os principais protagonistas de seu desenho teriam nomes de metais preciosos e pedras preciosas e os vilões da história, teriam nomes baseados em ligas baratas ou sintéticas. Daí os nomes de Saphire, Duralumínio e Nylon.

A Princesa e o Cavaleiro, além de ser um desenho clássico, possui elementos da mitologia grega, cristã, e uma suspeita propaganda da bissexualidade.

O anime chegou ao Brasil no início da década de 1970 na Rede Record de São Paulo. Posteriormente, foi vista na TVS do Rio de Janeiro até os anos 80. A Princesa e o Cavaleiro chegou a ter quatro fitas VHS lançadas no Brasil em meados dos anos 1990. No Brasil foi dublado por dois estúdios a AIC e a Cine Castro.