POR QUE OS BRASILEIROS AMAM LEITE CONDENSADO?

27/07/2014 22:56
 
POR QUE OS BRASILEIROS AMAM LEITE CONDENSADO?
 
POR QUE OS BRASILEIROS AMAM LEITE CONDENSADO?

Depois da declaração estúpida do chef inglês (Inglaterra, o país mundialmente conhecido por ter pior culinária do mundo) Jamie Oliver, que o nosso brigadeiro é “um horror”, decidimos pesquisar o porquê do chef imbecil não ter curtido o nosso “docinho da TPM”.

Muita gente ficou indignada, mas por aqui nós vamos analisar o motivo e falar sobre o nosso rei da sobremesa brasileira do povão: o leite condensado, basicamente o princípio ativo do brigadeiro.

Diferenças culturais
Uma teoria para o desgosto de Olivier com o brigadeiro são as diferenças culturais entre as sobremesas gringas e as brasileiras. Nosso povo tem um paladar que ama tudo muito doce, herança dos portugueses. As gastronomias francesa e americana, por exemplo, abusam da gordura na composição de seus pratos, utilizando manteiga e derivados do leite. Para o paladar brasileiro, a comida estrangeira torna-se pesada

Nossa herança portuguesa
Já falamos aqui que no Brasil é possível comer a sobremesa mais famosa dos Estados Unidos, a apple pie, no inverno porque leva muita manteiga. Assim como o tradicional “crumble inglês”que consiste de uma farofa à base de muita manteiga, farinha, maçã, açúcar e aveia (para dar crocância). Imagina se entupir de manteiga no calor? Oliver também não gostou do quindim, nosso docinho feito com muitos ovos. O quindim também é legítimo descendente da cozinha portuguesa, na qual as sobremesas navegam basicamente em um mar de ovos, leite e açúcar.

Nossas sobremesas são muito doces por causa do leite condensado?
Sim e não. É fato que o brasileiro tem um amor enorme pelo leite condensado e o produto é bem popular por aqui. A gente come uma sobremesa muito doce sim, mas em geral nossas quantidades são modestas. Você provavelmente deve lembrar com carinho daquela sobremesa tipo ~pavê de bombom~ que a sua avó fazia ou um bolo de chocolate com muito brigadeiro. “Eu amo leite condensado. Pena que o leite condensado daqui é bem pior que o do Brasil. Mas essa paixão por leite condensado é coisa de brasileiro mesmo”, diz Iberê Gravasseca, gerente de Marketing, que mora há cinco anos no Canadá. “Aqui só brasileiros e vietnamitas (pra fazer café gelado) usam leite condensado, no Canadá eles preferem usar xarope de glicose e de maple para as sobremesas”, conta.

Um alimento de guerra
O leite condensado é resultante das experiências para levar leite aos soldados da guerra civil americana no século 19. Imagine você que não existia nem geladeira, muito menos leite em pó, naquela época e os soldados precisavam de leite! Daí surgiu a ideia de condensar o leite, adoçá-lo e armazená-lo em latas para que os soldados diluíssem o produto com água e finalmente pudessem tomar um leitinho no front.

POR QUE OS BRASILEIROS AMAM LEITE CONDENSADO?

 

Alimento dos Nenens
Se os pediatras de hoje em dia souberem que você está dando leite condensado na mamadeira do seu filho, com certeza eles ficariam de cabelo em pé. Mas há uns 70 anos eles iriam te parabenizar. É que o leite condensado era considerado ideal para toda a família, “muito nutritivo”.

POR QUE OS BRASILEIROS AMAM LEITE CONDENSADO?

 

Os chefs não gostam
Recentemente, passamos a receita da torta de limão do Claude Troigrois e durante todo o preparo dessa sobremesa, nem sinal de leite condensado nela. A formação do Claude é da cuisine française, então, para ele, o leite condensado deve ser algo pouco mais que uma vaga lembrança… Ou não. O chef Gustavo Rigueiral confirma que não gosta de usar o produto em suas sobremesas: “O leite condensado é realmente comum na doçaria brasileira, mas eu não costumo usar porque é muito doce”. Para você entender melhor, a maioria dos chefs contemporâneos preferem usar o creme que serve de base para várias sobremesas. “Leite, ovos e açúcar. Que podem ser trabalhados de diversas formas”, confirma Gustavo.

Mas afinal, por que os brasileiros amam leite condensado?
Porque é pratico. E doce, claro. E muito gostoso. Imagina um brigadeiro feito de outra forma que não chocolate, leite condensado e um tiquinho de manteiga? É coisa nossa, nos habituamos pela praticidade de não ter que fazer um creme à base de leite, ovos e açúcar. Para tomar consistência, basta aquecer! Quem defende o leite condensado diz que é uma questão de combinação. Assim como chimichurri combina com carne e não com salada, vinho branco combina com peixe e não com massa, o leite condensado tem suas combinações mais adequadas. O produto parece ter sido um acidente que deu certo. Nascido da guerra, o leite condensado aplaca a TPM, satisfaz um fim de tarde quando você se joga em um simples e único brigadeiro. É um questão de paladar? Sim, mas emocional também. E não dá pra exigir que o Jamie Oliver se sinta atraído pelo brigadeiro como nós. Crescemos agarrados ao leite condensado. Os mais antigos tomaram na mamadeira! E, embora não seja brasileiro, pelo visto, o leite condensado é muito coisa nossa.