Popeye

24/10/2014 21:06

 

Emissora: MGM.

Emissora no Brasil: Tv Excelsior, Tv Bandeirantes, TVS (SBT) e Rede Globo.

Ano de Produção: de 1956 a 2001.
Cores.
Companhias Produtoras: 
Hanna-Barbera Productions, Gene Deitch Associates Inc., King Features Production, Rembrandt Films e TV Spots Inc.

 

 

 

O Personagem.

 

Popeye marcou a infância de muita gente, tudo porque o velho homem do mar é um fenômeno de audiência  entre crianças e adultos.

Olívia Palito surgiu antes que Popeye, ela foi uma das primeiras personagens da série em quadrinhos "Thimble Theatre", que estreou em 19 de dezembro de 1919 no "New York Journal" e mostrava as aventuras da família de Olívia, o seu irmão Castor, e os pais Cole e Nana. Na época Olívia até tinha outro namorado o bonitão Ham Gravy.

Popeye só apareceu dez anos depois, quando Castor, o irmão de Olívia, resolveu contratar um marinheiro para cuidar de seu velho barco durante uma planejada volta ao mundo. Sua primeira aparição foi no "Thimble Theatre" no dia 17 de janeiro de 1929, ali o personagem recebeu um nome que significa "olho estourado" ou  "olho arrebentado", assim chamado pelo fato de ser um marinheiro caolho. Só a partir dos anos 40 essa característica foi tirada do personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados.

 

 

Popeye fez tanto sucesso que em 1931 a série foi rebatizada com o nome "Thimble Theatre Starring Popeye". Dois anos depois o personagem já estava estreando no cinema, no desenho Popeye the Sailor, de Max Fleischer. Nesse desenho o marinheiro aparecia para dançar com Betty Boop. Mas foi só nesse, nos episódios seguintes já aparecia a Olívia Palito, que junto com Brutus, seria a principal coadjuvante da série.

Brutus foi criado especialmente para o cinema e só depois passou a ser usado nas histórias em quadrinhos. Esses desenhos tiveram uma popularidade que venceu décadas.

 

Desenhos Para o Cinema.

 

Em 14 de junho de 1933, o personagem ganhou seu desenho animado para o cinema produzido pelos Fleischer Studios. O primeiro curta produzido por Max Fleischer e Adolph Zukor, que também atuou como produtor executivo, foi distribuído pela Paramount Pictures para os cinemas, em preto e branco, com duração de sete minutos. O desenho animado “Popeye the Sailor”, teve a direção de Dave Fleischer e era anunciado em sua abertura dos créditos como Betty Boop Cartoon, mas  na verdade tratava-se da primeira aparição do marinheiro nos cinemas. Betty Boop fez apenas uma pequena participação dançando hulla-hulla com Popeye, relembrando a famosa cena dela em “Betty Boop´s Bamboo Isle”. Nesse curta Sammy Lerner mostrou a famosa canção “I´m Popeye the Sailor Man”, conhecida até os dias atuais.

 

 

Outras produções vieram em seguida produzidas para às telonas, que duraram entre 1933 a 1942, através da Fleischer Studios.

Logo Popeye estrelou vários outros desenhos animados para as telonas e conquistou aos poucos seu sucesso que o acompanha até hoje. Os episódios dessa época, foram produzidos originalmente em preto e branco, e foram colorizados em 1987 para serem exibidos na TV.

Em maio de 1941, a Paramount Pictures assumiu a propriedade da Fleischer Studios e pouco tempo passou a se chamar Famous Studios. Entre 1942 a 1943 a Famous Studios chegou a produzir 14 episódios ainda em preto e branco e a partir de então os desenhos passaram a ser produzidos em Tecnicolor, sendo “Her Honor the Maré”, o primeiro desenho de Popeye a cores. Foi neste período que Popeye passou a usar o uniforme todo branco de marinheiro e também deixou de ser marinheiro caolho, abrindo de vez em quando o olho direito.

 

 

Na Televisão.

  • O Marinheiro Popeye

Depois de estrelar mais de 250 desenhos feitos para o cinema nas décadas de 30 e 40, Popeye foi para a TV em 1960. A King Features Syndicate encomendou uma série de novos desenhos do Popeye, especialmente dirigidos para o novo veículo chamado televisão, e desta forma o produtor executivo Al Brodax da King Features chamou Jack Mercer, Mae Questel e Jackson Beck para desenvolverem a nova série.

Produzidos pela King Features Syndicate TV, os desenhos apesar de terem pouca qualidade de animação, já que tinham uma animação limitada e os traços dos personagens bem mais simples, fizeram um estrondoso sucesso e alavancaram ainda mais o nome do velho marujo.

O velho vilão Bluto mudou de nome (passou a chamar-se Brutus) mas continuava a infernizar a vida do pobre marinheiro.

As histórias giravam em torno dos planos do vilão Brutus para conquistar Olívia Palito, mas a perseguição à garota quase sempre a colocava em perigo, e o velho marinheiro, após comer espinafre, precisava entrar em cena para salvá-la.

 

  • Popeye, O Caçador de Tesouros

Na década de 1970 com o crescimento do estúdio Hanna-Barbera, a produtora comprou os direitos do marinheiro para produzir uma nova versão. Popeye volta a usar seu uniforme azul protagonizando novas aventuras no desenho “Popeye, O Caçador de Tesouros” que foi produzido até 1981. Na ocasião Popeye tem uma empresa de procurar tesouros, mas basta sair à procura de um, que o vilão Brutos vai no rastro do marinheiro afim de chegar primeiro.

Nesse aparecem novos personagens como: o Tio Dudley e o Eugênio o Jeep Mágico, um animal nativo da África, que se alimentava de orquídeas e era capaz de fazer mágicas e atravessar paredes. O bichinho também sabia fazer truques como balançar a cabeça para dizer "não", e abanar o rabo para dizer "sim". 

Em alguns episódios Popeye conta suas aventuras aos quatro sobrinhos Pipeye, Pupeye, Poopeye e Peepeye, que estão sempre aprontando confusões.

Mas nem só de Brutus vivem as confusões de Popeye, ele precisava enfrentar outros vilões como a Velha Bruxa do Mar e o seu fiel bichinho de estimação Abutre. Outro que sempre fugia da bruxa era o Vovô Popeye, o pai do velho marinheiro, pois a malvada tinha uma quedinha amorosa por ele.

 

  • Popeye e Olívia.

Em 1981 Hanna-Barbera dá sequencia aos  desenhos do marujo mas inserindo algumas mudanças no enredo, surgindo assim "Popeye and Olive Comedy Show" que ficou no ar até  1983.

Aqui os personagens foram nas mais diferentes direções - Popeye e sua turma chegaram a viver aventuras na Idade da Pedra e em alguns episódios Olivia vestiu um uniforme do exército e se alistou junto com a personagem Alice a Grande, uma Goon fêmea, parente dos Goons da Ilha dos Goon. Muito parecida com eles, ela usava vestido, sapatos e chapéu com uma florzinha em cima. Ambas viviam fazendo coisas erradas no exército e tomando bronca da Sargento Bertha Blast, uma baixinha com os nervos à flor da pele.

 

  • Popeye e Seu Filho.

Em 1987, finalmente Popeye e Olívia se casaram e tiveram um filho - Popeye Jr., na terceira série de Hanna-Barbera chamada "Popeye and Son". O garoto Junior herdou a grande força do pai ao comer espinafre, no entanto, Junior odeia o gosto do espinafre, para grande decepção de Popeye.

Nessa versão, Brutus também teve um filho, chamado Tank, com a esposa Lizzie, e obviamente toda a família do Brutamontes é rival da família Popeye.

Apesar da nova linguagem, traços caprichados e até mudança no visual dos personagens (Popeye, por exemplo troca o uniforme de marinheiro por uma camisa de florzinha, estilo havaiana), o programa não fez sucesso, porque deixou de lado um pouco as aventuras da turma original, e se concentrou mais nas aventuras dos filhos das personagens, e foi cancelado depois de apenas uma temporada.

A série foi a primeira tentativa de trazer o personagem para às telinhas  desde a morte da Mercer em 1984.

 

 

A História.

 

Popeye é um marinheiro experiente que disputa o amor de Olívia Palito com o vilão Brutus, e possui uma arma secreta: ao comer uma lata de espinafre, ele ganha super-força. Poopdeck Pappy é seu pai, e Popeye tem um filho adotivo, o Gugu (Swee'pea, no original).

Em 1936, Popeye se descreveu assim: "Existe muitas coisas que as pessoas ignoram a meu respeito. Todo mundo sabe que sou forte, mas poucas pessoas sabem o quão forte eu sou. Com meu golpe especial sou capaz de derrubar um elefante. Derrubar um cavalo é fácil. Nunca bato muito forte em ninguém, porque não é certo ficar matando as pessoas. Normalmente peso setenta e dois quilos. Se meu peso é maior do que parece é porque meus músculos são como cabos de aço. Já recebi cento e vinte tiros e ainda não estou morto. Quando uma bala me atinge, nem me preocupo. Só tampo o buraco porque não gosto de correntes de ar... Trago dentro de mim 27 balas, e essa é outra razão pela qual peso mais do que parece. Tenho milhões e milhões de amigos e apenas 26 inimigos. Um dia contarei como perdi o olho direito. Foi a batalha mais espantosa da minha vida... como me diverti naquela noite! E isso é tudo o que vou contar, porque vocês teriam pesadelos todos os dias se eu contasse algumas de minhas horríveis experiências".

 

 

Dudu é um grande amigo que aparece constantemente como o comedor de hambúrguer compulsivo. Gugu o filho adotivo do casal também surge para dar mais trabalho ao velho marinheiro.

Seu principal inimigo é Brutus. Maquiavélico, ganancioso, esperto, e extremamente forte, Brutus se apresenta como a maior ameaça ao relacionamento já conturbado do herói com a gasguita Olívia Palito. Com seu visual sempre surrado, barba mal-feita, e freqüentemente um bonezinho, Brutus já apareceu também em inúmeras versões, ele já foi visto sem barba e até vestido de marinheiro. O vilão tem um sobrinho tão perverso e malandro quanto ele, a pequena versão do vilão é igualzinho ao tio e detesta o Popeye.

 

O Filme.

 

Em 1980, o diretor Robert Altman resolveu filmar a série com atores de verdade. O roteiro é do cartunista Jules Feiffer (ex-assistente de Will Eisner na HQ Spirit ) e o filme é estrelado por Robin Willians (como Popeye) e Shelley Duval (como Olívia Palito). O resultado foi uma das melhores e mais fieis adaptações que uma história em quadrinhos teve no cinema.

O filme tinha seu roteiro inspirado nos quadrinhos de Elzie Segar, e algumas gags das animações de Max Fleischer. A produção de Robert Altman tinha ainda um "clima musical", que remetia aos antigos episódios do Popeye da década de 30.

A idade de Popeye no filme era de 32 anos, já que em uma cena ele diz que seu pai o abandonou quando ele tinha 2 anos, e que já não o via a 30 anos. Em um episódio da década de 50 Popeye é mostrado como tendo 40 anos, mas em seu site oficial é dito que ele tem 34 anos, enquanto Olívia tem 29 e Brutus 36.