Lembra Desse? Caverna do Dragão Relembre as aventuras de Hank, Presto, Eric, Diana, Sheila e o jovem Bobby - e conheça o final nunca gravado da série

13/10/2014 20:53

 

  Os seis amigos no parque.

O DVD com os primeiros episódios.

Hank, Eric, Diana. Presto,
Sheila, Bobby e Uni.

Outro volume do DVD

O Mestro dos Magos

O Vingador.

Hank e seu arco.

O poderoso Tiamat.

Os anos 1980 produziram desenhos animados memoráveis:Thundercats (1985), He-Man (1983), Comandos em Ação(1983), Os Ursinhos carinhosos (1985)... todos apareceram na primeira metade daquela década. Na mesma época também surgiu a animação Dungeons & Dragons, que tornou-se um enorme sucesso mundial e, até hoje, é um dos desenhos mais comentados na Internet e em rodas de amigos.

Batizada por aqui como Caverna do Dragão, a aventura tem como base o popular RPG Dungeons & Dragons, criado porErnest Gary Gygax  em 1974. Originalmente, o programa - que tinha como produtora a Marvel Entertainment Group - seria intitulado Swords and Sorcery  e não possuia a licença da TSR (empresa dona da marca D&D). Recusado pela emissora, o desenho voltou para a prancheta. Um ano depois, a Marvel assinou contrato com a produtora do jogo e a aventura foi totalmente remodelada pelo roteirista Dennis Marks, que pôde utilizar conceitos do RPG e o título oficial:Dungeons & Dragons. Mais tarde, o programa foi lapidado porMark Evanier, conhecido quadrinhista que colaborava com Sergio Aragonés nas histórias do bárbaro Groo.

Caverna do Dragão foi exibido pela primeira vez na rede de televisão norte-americana CBS em setembro de 1983. A aventura segue alguns dos estereótipos dos primeiros RPGs, mas adiciona elementos dramáticos ao usual "grupo de aventureiros numa terra estranha".

Na trama, HankPresto, EricDianaSheila e o jovemBobby vão, certa noite, a um parque de diversões em sua cidade. Porém, ao entrarem em uma montanha russa chamada "Dungeons and Dragons", o grupo é transportado magicamente a um misterioso mundo medieval com dois sóis, povoado de criaturas horrendas, cenários de fantasia e perigos terríveis. Atordoados e indefesos, os seis são recepcionados por uma estranha figura: o enigmático anão chamado Mestre dos Magos (Dungeon Master). Condoído, o mestre fornece a cada um dos amigos um artefato místico, que pode ser usado para combater os perigos do local e que serão cruciais na busca do grupo pelo portal que os levará de volta para casa. Vale notar que o papel do personagem se confunde com o do "Mestre" dos role playing games, jogador que controla a ação e fornece as missões para o grupo.

Dessa forma, cada um dos jovens torna-se um tipo diferente de personagem dos RPGs. O destemido Hank (o arqueiro) recebe um arco que lança setas de energia. O atrapalhado Presto (o mago) ganha um chapéu capaz de fazer mágicas. O resmungão Eric (o cavaleiro) é equipado com um escudo capaz de refletir qualquer ataque. Diana (a acrobata) empunha um cajado extensível que amplia suas habilidades acrobáticas. Os irmãos Bobby (o bárbaro) e Sheila (a ladra) recebem uma destrutiva clava e uma capa invisível, respectivamente.

Juntos, os seis amigos e suas habilidades complementares são capazes de enfrentar qualquer ameaça, mesmo as mais terríveis, como o cruel Vingador, um feiticeiro demônio com asas de morcego cujo passado está ligado de alguma forma ao do Mestre dos Magos. O objetivo principal de tal criatura é roubar os seis artefatos mágicos dados aos jovens e ele não mede esforços para atingi-lo. Principal vilão do desenho, o Vingador conta com um servo sombrio, que passa boa parte do tempo espionando os garotos, e seu ponto fraco é o dragão de cinco cabeças Tiamat.

Aventura sem fim

Além da aventura fantasiosa, o desenho é bastante lembrado pelos dilemas morais enfrentados pelos protagonistas. Em mais de uma ocasião, eles encontraram uma passagem de volta para casa e não puderam atravessá-la pois estavam empenhados em alguma causa mais nobre no mundo fantástico. Todavia, seu maior estorvo era mesmo o Uni, o filhote de unicórnio adotado por Bobby, que teria que ser deixado para trás numa eventual fuga para a realidade. O bicho também estava sempre metido em confusão, o que sempre causava o grito de desespero de seu dono:"Uuuuuuniiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!".

O desenho teve três temporadas e apenas 27 episódios no total. Na época, não era comum a criação de um episódio final de encerramento de telesséries e desenho animados, portanto, todos os rumores sobre um suposto "último capítulo" que circulam até hoje na Internet são totalmentes falsos. Não existe tal desenho e certamente nenhum "amigo do amigo" jamais o assistiu!

Entretanto, Karl Geurs, um dos produtores de D&D chegou a encomendar na época um episódio final, que foi entregue em 1985 para o estúdio por Michael Reaves, um dos roteiristas da série. Infelizmente, esse capítulo derradeiro das aventuras dos seis amigos jamais foi produzido e não saiu do papel.

Na aventura final, disponibilizada uma década mais tarde pelo escritor, o Mestre dos Magos e o Vingador chegam a um entendimento. Para colocarem um fim nas homéricas batalhas, empreenderão um último - e grandioso - teste aos seis aventureiros. Se vencerem, eles poderão voltar para casa, sem surpresas. Se falharem, além das armas também perderão as vidas.

O capítulo começa com o grupo às voltas com uma gigantesca hidra, que quase consegue ter êxito onde o Vingador falhou. Prestes a perecerem, os seis avistam o Mestre dos Magos - que se recusa a ajudá-los. Com sorte, eles acabam com a criatura, mas sua fé no Mestre fica terrivelmente abalada. Mais uma vez sem rumo, Hank, Presto, Eric, Diana, Sheila e Bobby recebem a vista do Vingador, que vem em paz. Numa rápida conversa, ele sugere que o Mestre dos Magos sempre foi o causador da desgraça deles: "por que vocês acham que seus conselhos sempre levam vocês a batalhas?". Dito isso, o vilão propõe uma missão que, se bem sucedida, garantirá ao grupo a passagem de volta para casa: destruirem uma chave guardada numa tumba na fronteira do mundo.

A novidade divide o grupo. Eric, Presto e Sheila decidem ajudar o Vingador, enquanto Hank, Diana e Bobby permanecem fiéis ao antigo mentor. Começa uma corrida até o local da torre, que quase acaba em desastre. Quando Hank dispara uma flecha para tentar a atrasar o outro grupo, Eric a reflete, fazendo-a cair dentro de um vulcão, que entra em atividade. Por pouco o cavaleiro, a ladra e o mago não morrem na lava e o desespero toma conta dos seis, que acabam percebendo que sua separação só trará problemas. Quando enfim decidem entrar na tumba, os amigos deparam-se com um visão perturbadora. A figura do Vingador estampa o sarcófago, mas sem as asas, chifres e presas. Dentro do caixão está a chave que devem destruir. Depois de uma dramática luta com uma criatura ameba gigante e da aparente morte de Hank (!), Eric decide honrar o último desejo de seu amigo e não destrói a chave, como queria o Vingador. Ele prefere utilizá-la para abrir uma porta que havia dentro da tumba. O resultado é cataclísmico: raios começam a destruir as fortalezas do mal, portais são abertos em diversos pontos do planeta e levam raças inteiras de volta para suas casas e o Vingador é desintegrado. Em seu lugar, surge a figura do sarcófago!

No final, o próprio Vingador - em sua nova versão - explica que ele havia escolhido seguir um mestre maligno há muito tempo e que foi totalmente dominado por ele, transformando-se numa espécie de diretor da masmorra dimensional que era aquele mundo. Sua essência estava trancada na tumba - o único lugar do planeta onde o Mestre dos Magos - seu PAI - não podia entrar. Ao abrir a porta, Eric liberou a essência e todo o mal que ele tinha realizado se dissipou. Depois de reencontrarem Hank - que estava vivo - os seis amigos param em frente à porta que os levará para casa. "Mas claro que vocês podem ficar para nos ajudar a acabar com tudo de ruim que ainda existe por aqui", oferece o Mestre. Antes que a resposta seja dada, a cena abre, mostrando o exterior da tumba, a planície e diversos cenários do mundo de Caverna do Dragão. O episódio acaba assim... sem sabermos se Hank, Presto, Eric, Diana, Sheila e Bobby decidiram voltar para casa ou se estão - até hoje - lutando ao lado do Mestre dos Magos e seu filho, para a libertação total do mundo transformado em prisão pelo mestre maligno do Vingador.